sábado, 16 de abril de 2011

CONSELHO NACIONAL DE TURISMO

Brasília, DF – O ministro do Turismo, Pedro Novais, presidiu nesta quinta-feira (07/04), pela primeira vez, reunião do Conselho Nacional do Turismo (CNT). Ele fez um balanço das conquistas do setor nos últimos anos e falou dos desafios a serem enfrentados com a realização de megaeventos no país.
Novais anunciou aumento no volume de crédito para as empresas do segmento. Falou da criação de 1,7 milhão de empregos e da inserção de novos consumidores no mercado de turismo. O ministro alertou ainda para a importância da qualificação dos produtos e serviços turísticos brasileiros e acrescentou que o MTur dará um passo importante nesse sentido com a nova classificação hoteleira.
“Vamos regulamentar o Cadastur, as atividades das agências de viagens e dos demais prestadores de serviços turísticos. Não para criar obstáculos ou dificuldades, mas, simplesmente, para que atuem de forma uniforme e sintonizada para melhorar os serviços prestados ao turista”, disse Novais.
O ministro falou também das suas expectativas com relação aos eventos que o Brasil sediará: “A Copa do Mundo e as Olimpíadas no Rio de Janeiro vão entrar para a história”. O ministro finalizou o discurso, convidando os presentes para o Salão do Turismo, que acontece em julho, em São Paulo. Na platéia , representantes de ministérios; secretarias estaduais e municipais de turismo e entidades que representam entidades, profissionais e empresa do setor.
Fonte: ASCON
Durante a reunião do Conselho Nacional de Turismo a secretária Nacional de Políticas de Turismo, deputada Bel Mesquita apresentou o Plano Nacional de Turismo- PNT 2011-2015. "É um plano de quatro anos e é imprescindível a participação do conselho para que seja realmente validado". "O PNT será elaborado pelo MTur, ouvidos os segmentos públicos e privados interessados, inclusive o CNT", afirmou.
A estrutura do documento prevê 4 fases: Premissas, Diagnóstico, Desafios e Metas. De acordo com Bel Mesquita, a fase Premissas é o que mais preocupa o MTur. Nela estão Geração de Oportunidades de Empregos e Empreendedorismo, com foco no legado a ser deixado pelos megaeventos; Sustentabilidade; Ampliação da participação e do Diálogo com a sociedade e Inovação.
Já na fase Diagnóstico, a retomada do crescimento econômico, depreciação do dólar em relação ao Real e as incertezas quanto ao preço do petróleo são as maiores preocupações. "Ainda nesta etapa, enquadra-se o turismo no Brasil, com os desafios de preparar o Brasil para a Copa de 2014". Ela afirmou que o objetivo do Plano é incentivar o brasileiro a viajar pelo Brasil, atingindo a marca de 260 milhões de viagens domésticas. Também estão no PNT o desafio de incrementar a geração de divisas internacionais, aumentar a competividade do turismo brasileiro e aprimorar os processos de gestão de turismo.
Na terceira e quarta fases, Desafios e Metas, estão governança do turismo para a Copa do Mundo, qualificação profissional do turismo para a Copa, infraestrutura Turística para a Copa, comunicação integrada e tecnologia da informação."Temos um cronograma a seguir, que contará com a participação de um Comitê Gestor e com a participação de diversos representantes do Conselho Nacional do Turismo", finalizou Bel Mesquita, dizendo que outras propostas poderão ser apresentadas, visando ampliação do debate para um Turismo sustentável. A previsão do MTur é lançar a nova etapa do PNT até 31 de julho.
Tania Omena (ABBTUR), Ministro Pedro Novaes e Margereth Pizzatto (ABRACCEF)

Fonte: http://www.mercadoeeventos.com.br

Nenhum comentário: